Apresentação

No projeto DAAR estudamos o desenvolvimento dos processos cognitivos na composição escrita em tempo real. Em particular, pretendemos analisar como a automatização de uns processos e a autorregulação de outros afeta o desenvolvimento desta competência.

Numa primeira fase, caracterizamos a produção escrita das crianças e os processos cognitivos associados, do 2º ao 7º ano de escolaridade.

Para além da vertente de investigação básica, o projeto DAAR privilegia uma vertente aplicada, dirigida ao ensino da escrita e coerente com a mudança que se opera nos curricula escolares. Numa segunda fase, foram desenvolvidas e testadas empiricamente duas intervenções dirigidas às crianças do 2º ano de escolaridade.

Na primeira intervenção testamos a eficácia de programas para promover as competências de transcrição (execução motora dos gestos na escrita e ortografia). Na segunda, testamos a eficácia de um programa para promover as competências de planificação e autorregulação na escrita de histórias, com e sem treino na fluência manuscrita.

Neste projeto estão assim a ser construídos diversos manuais e atividades para o ensino da escrita. Após validação empírica, estes materiais são divulgados através de ações de formação para que sejam utilizados pelos professores.