Programas

No âmbito do projeto DAAR desenvolveram-se quatro programas para promover as competências de produção de texto em crianças do 2º ano de escolaridade. Cada programa inclui o Manual do Professor com indicações de implementação e o Caderno de Atividades do aluno. Estes materiais são disponibilizados através de ações de formação acreditadas pelo CCPFC. 

 

Clube dos Escritores: Escrevo depressa e bem!

Este programa tem como objetivo promover as competências de fluência manuscrita. É composto por 10 unidades semanais, cada uma com 4 sessões (20-30 min): 3 de prática e 1 de produção de texto.

Nas sessões de prática são realizados 3 tipos de atividades:

  1. Atividades de aquecimento destinadas à prática do alfabeto.CE-Escrevo-depressa-e-bem
  2. Atividades de cópia de palavras/frases.
  3. Atividades de geração de palavras/frases.

  

 

   

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Clube dos Escritores: Escrevo sem erros!

Este programa tem como objetivo promover as competências de ortografia. É composto por 10 unidades semanais, cada uma com 4 sessões (20-30 min): 3 de prática e 1 de produção de texto.

Nas sessões de prática são realizados 3 tipos de atividades:

  1. Atividades de aquecimento para promover a automatizaçãoCE-Escrevo-sem-erros
    do princípioalfabético.
  2. Atividades de categorização de palavras.
  3. Atividades de geração de palavras para aplicar o que
    foi aprendido.

 

 

 

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Clube dos Escritores: Faço um plano e escrevo!

Este programa tem como tem como objetivo promover as competências de planeamento através do ensino de uma estratégia para planear histórias (CASA) juntamente com procedimentos de autorregulação (viz., definição de objetivos, auto-monitorização, e autoinstruções). O programa é composto por 10 sessões semanais de 60 min que envolvem a apresentação e modelagem da estratégia seguida de prática colaborativa e individual.

 CE-Faco-um-plano-e-escrevo

 

 

 

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Clube dos Escritores: Escrevo depressa e sem erros!

Este programa tem como objetivo promover a automatização da transcrição (i.e., fluência manuscrita e ortografia). É composto por 10 unidades semanais, cada uma com 3 sessões (20-30 min): 2 para implementar em sala de aula e 1 de trabalho de casa. Este programa pode ser implementado isoladamente ou em paralelo com o programa “Faço um plano e escrevo”!

Em todas as sessões são realizados 2 tipos de atividades:

  1. Atividades de aquecimento destinadas à prática do alfabeto.CE-Escrevo-depressa-e-sem-erros
  2. Atividades de cópia rápida de palavras/frases criteriosamente
    selecionadas para trabalhar implicitamente determinados padrões ortográficos.

 

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Todos os programas têm por base os seguintes princípios orientadores: 

 

Prática colaborativa e motivada: A motivação para a escrita é promovida não só pela relação de confiança e colaboração entre os alunos e com o professor, mas também através de atividades inovadoras baseadas em materiais apelativos. O professor tem ainda um papel preponderante ao reforçar positivamente o progresso e esforço dos alunos.

Prática hierárquica e distribuída: As competências de escrita são trabalhadas de forma estruturada e hierárquica, das mais simples às mais complexas. Este treino é distribuído ao longo de várias sessões que permitem o treino de competências novas e a revisão de outras anteriormente trabalhadas. 

Prática apoiada promotora da autonomia: Os alunos são estimulados a participar ativamente em todas as atividades e recebem feedback individualizado sobre o seu desempenho e progresso. Numa fase inicial, o trabalho dos alunos é fortemente orientado pelo professor. Gradualmente, este apoio vai sendo retirado e os alunos tornam-se cada vez mais autónomos.

Prática contextualizada e generalizada: Para além de trabalharem as competências de escrita em exercícios específicos, os alunos são incentivados a aplicarem-nas em contexto de escrita reais, nomeadamente, na produção de histórias. Estas são depois autoavaliadas e partilhadas com o grupo. Para promover a generalização das aprendizagens, os alunos são também estimulados a aplicar essas competências noutras disciplinas.